Como uma autoestima elevada pode mudar a sua vida?

13:56


Se fosse necessĂĄrio dar a si mesmo uma nota de 0 a 10, quanto vocĂȘ se daria? Muito se fala sobre elevar a autoestima e os benefĂ­cios que ela pode fazer sobre nĂłs. Assim, o tĂ­tulo desse post pode parecer um pouco presunçoso, mas tenha certeza: ele nĂŁo Ă© nada mentiroso.

Uma autoestima elevada pode sim mudar a sua vida!

Mas, para entender como a autoestima pode mudar a sua vida, primeiro precisamos entender o que Ă© autoestima e como ela Ă© formada internamente. Autoestima Ă© a avaliação que a pessoa faz de si mesma. Ou seja, sua autoestima Ă© o valor que vocĂȘ atribui a si, o valor que vocĂȘ entende que tem. Em outras palavras, Ă© o modo como a pessoa olha para si mesma, como percebe suas caracterĂ­sticas, sua personalidade sua inteligĂȘncia e etc. SĂŁo suas as crenças e sentimentos de importĂąncia e valor. 

A autoestima se expressa atravĂ©s do seu comportamento com a sua saĂșde, aparĂȘncia, seu otimismo, a valorização da sua prĂłpria vida como um todo. 

Como a autoestima Ă© formada?

A autoestima começa a ser formada na primeira infĂąncia. A partir do tratamento que vocĂȘ recebe de pessoas importantes em sua vida e das relaçÔes que vocĂȘ estabelece com elas, como: pai, mĂŁe, irmĂŁos, avĂłs, tios e etc.

Durante toda a nossa vida, recebemos "instruçÔes", seja de forma consciente ou não, acerca de como o mundo funciona e como devemos nos relacionar com as outras pessoas. Assim, nós fomos incorporando na nossa mente, uma série de ideias, conceitos, medos, opiniÔes e atitudes que registramos no nosso subconsciente como verdades atemporais. Assim, a crença nessa "verdade" começa a reger nosso comportamento: o que dizemos, fazemos e pensamos, tanto de maneira positiva quanto negativa.

Quando direcionamos esse conjunto de verdades para nĂłs mesmos, criamos a crença de quem somos, o que merecemos e o que somos capazes. A partir disso, Ă© como se vocĂȘ criasse um espelho interno, sua autoimagem, que te impele a agir exatamente da maneira como vocĂȘ se vĂȘ. O que vocĂȘ pensa sobre si, faz com que vocĂȘ se comporte da forma. A autoestima influencia em como vocĂȘ se olha no seu espelho interno e determina a sua motivação, sua energia e o entusiasmo que vocĂȘ direciona para as suas açÔes.

Acho que vocĂȘ jĂĄ estĂĄ entendendo onde eu quero chegar. Se a sua autoestima influencia no seu comportamento, ela pode mudar a sua vida! É sĂł pensar assim, como seria sua vida se vocĂȘ se achasse mais capaz de:

- Fazer novos amigos;
- Namorar uma pessoa confiĂĄvel, que te ama, admira e respeita;
- Conseguir uma vaga na empresa dos sonhos;
- Abrir seu prĂłprio negĂłcio, sem pensar na opiniĂŁo das pessoas;

Como vocĂȘ seria? Em que nĂ­vel de sucesso estaria? Olha que eu sĂł citei algumas ĂĄreas da sua vida que podem ser transformadas ao elevar sua autoestima.

+ leia tambĂ©m: 4 PASSOS SIMPLES PARA RECOMEÇAR QUALQUER COISA DO ZERO

Mas, Talita, eu jå tenho uma autoestima baixa, eu não tenho confiança suficiente em mim mesma. Não tem mais jeito. Eu sou assim e acabou.

É aĂ­ que vocĂȘ se engana redondamente, amiga! A autoestima nĂŁo Ă© um valor absoluto! Ela pode ser desenvolvida, elevada atravĂ©s de hĂĄbitos e comportamentos construtivos. E, aqui, eu tenho uma notĂ­cia pra vocĂȘ: nĂŁo existe milagre para aumentar sua autoestima! Ela deve ser trabalhada de maneira contĂ­nua, diariamente. Um passo de cada vez.


Foto do Pinterest
Se vocĂȘ quiser entender um pouco melhor, sobre a sua autoestima, assista o vĂ­deo abaixo:




Aqui no blog, nĂłs ainda vamos falar muito sobre autoestima e as maneiras de elevĂĄ-la e se tornar uma pessoa que vive a vida dos sonhos! Espero que vocĂȘ me acompanhe nessa jornada.

Um beijo!

You Might Also Like

0 comentĂĄrios