Guia rápido: como não surtar durante a quarentena?

09:45



Nós estamos vivendo um tempo de incerteza, ansiedade e de medo. Muito medo. O novo coronavírus chegou adoecendo e matando milhares de pessoas, mudando completamente a nossa rotina. Eu nunca imaginei que falaria sobre algo assim no meu blog. Na verdade, acredito que nós, enquanto seres humanos, temos a positividade de imaginar que os dias serão sempre melhores. Uma crise como essa, de escala global, afeta diretamente a nossa saúde mental, não apenas pela possibilidade de contaminação do vírus mas, principalmente, pelo medo de perder. Perder nossa família, nossos amigos, nossa liberdade. E, o que fazer para diminuir os impactos negativos de tudo isso?

Eu elaborei uma lista de 5 coisas que eu estou fazendo para manter a minha saúde mental durante esse período e que podem ajudar você também:

1 - Aceite essa verdade: o medo é natural

O medo é uma reação natural do ser humano. Inclusive, o medo foi um dos agentes de preservação da nossa espécie! Por exemplo: você tem medo de encostar em algo muito quente, para não se queimar. Não é mesmo? Se temos medo do que sabemos que faz mal, temos mais medo ainda do desconhecido. Imagina de uma coisa que nós nem entendemos direito. Que não sabemos se vai durar, quando vai terminar, quais serão as consequências. É completamente normal ter medo.

2 - Mantenha uma rotina

Se você está sem trabalhar ou estudar por conta do isolamento social, mantenha uma rotina diária. Não viva uma vida completamente desregrada! Acorde cedo, arrume suas coisas, se mantenha ativo. Estar em casa, sem fazer nada, só olhando as notícias, só vai te causar mais ansiedade. Não faça do coronavírus o tema principal do seu dia. Liste tarefas que você pode fazer diariamente e coloque horários para elas.

3 -Mantenha um hábito de equilíbrio

Hábitos de equilíbrio são hábitos que nos ajudam a nos manter focados. Quando não temos hábitos de equilíbrio tendemos a cair para um dos dois polos: ou ficamos sobrecarregados de tarefas e informações ou não fazemos simplesmente nada, em um marasmo sem fim. Alguns hábitos de equilíbrio são: ler, meditar, fazer exercícios, escrever. Pense em um hábito que te traga equilíbrio e coloque em prática todo dia.

4- Aproveite esse momento para tirar algum plano do papel

O que você sempre quis fazer, mas nunca fez por conta de “FALTA DE TEMPO”? Agora você tem tempo: trace um objetivo, coloque aquela ideia no papel, se planeje e coloque em prática o que você já pode. Faça com que esse momento seja o começo de alguma coisa. Recentemente, escrevi um post explicando a diferença entre objetivos e metas e, como isso pode te ajudar a colocá-los em prática.

5- Cada pessoa lida de um jeito

Cada pessoa vai lidar de um jeito com o que está acontecendo. Isso depende das nossa experiência anteriores, dos nossos pensamentos, do nosso perfil de comportamento. Então, controle apenas o que você pode. Uma pandemia mundial está completamente fora do seu controle. O vírus existe e o que está no nosso alcance é prevenir a nossa saúde da melhor maneira possível. Tenha isso em mente, sempre que os pensamentos excessivos de comparação, medo, ou ansiedade vierem a sua mente.

Para finalizar esse post, vale lembrar que a prevenção pode salvar vidas. Fique em casa, se você pode e lave suas mãos. É hora de nos mantermos positivos e acreditarmos em algo maior que nós. Espero que você e sua família fiquem bem. Um grande beijo!



You Might Also Like

0 comentários